Como melhorar seu fluxo de caixa

Análise, Analytics, Negócios, Gráficos, Computador

Hoje vamos dar algumas dicas para melhorar o fluxo de caixa de sua empresa, pois uma empresa que não se preocupe em um controle de qualidade nesse quesito dificilmente sobrevive por muito tempo no mercado, seguindo essas dicas você evita ser engolido pela concorrência.

O primeiro passo está em estabelecer metas para o fluxo de caixa. Uma forma eficiente de controlar o fluxo de caixa é preparar e manter uma previsão de objetivos para sua empresa e atualizá-la, sempre que possível, para obter uma visão acurada para os próximos meses ou o ano inteiro.

Mais um ponto importante está em antecipar necessidades futuras, ninguém gosta de procurar dinheiro quando você precisa muito dele e não encontrar. Por isso é preciso fazer bom uso de seu capital de giro e procurar manter uma parte dos lucros na reserva para caso precise, isso evita a necessidade de recursos imediatos como o cheque especial.

Outra dica é sempre manter os registros de entradas e saídas atualizados, eles são peças essenciais para entender a capacidade financeira de sua empresa. Faça a baixa de títulos a pagar e a receber, e a conciliação dos mesmos.

Por último é importante focar no fluxo de caixa e não apenas no lucro. Esse é um dos motivos mais comuns para o fracasso da maioria das pequenas e médias empresas, a maioria delas não possui um plano de fluxo de caixa que atue desde o seu primeiro dia, mesmo já fazendo previsões de margens de lucro. Para sobreviver e sere um negócio rentável, as empresas precisam ter um bom fluxo de caixa.