Desafios da gestão de TI

A vida do profissional gestor de TI não é fácil. A tecnologia está em todas as atividades em uma empresa, independentemente do seu tamanho, acompanhar as tecnologias que permitam a empresa melhorar suas atividades, é papel do gestor de tecnologia. Mesmo em grande parte das organizações onde o negócio principal não é desenvolvimento de tecnologias, ela tem grande importância para a eficiência operacional.

Ser inovador e conhecer a fundo cada negócio da empresa para assim oferecer soluções e promover a evolução tecnológica e a transformação digital, são o principal trabalho do Gestor de TI, e às vezes, essa pessoa só é lembrada quando o ambiente tecnológico da empresa tem algum defeito apontado por quem consome o produto.

Um bom Gestor de Tecnologia deve estar sempre de olho no mercado facilitando à empresa acompanhar a corrida digital. Ele deve também ter ações de forma precavidas, resolvendo problemas antes que eles possam aparecer. Antever diagnósticos e antecipar possíveis dificuldades permitindo criar um plano de resolução antes de algum problema acontecer para não prejudicar a empresa.

São esses profissionais que tem a visão de como a tecnologia pode mudar e gerar novos negócios, e que conseguem também integrar a empresa tecnologicamente e obter ganhos dessa integração como gestão unificada de dados, controles e segurança da informação.