Notas fiscais que podem ser emitidas pelo MEI

Empreendedor, Inicialização, Start-Up, Homem

Existem vários tipos de notas fiscais disponíveis para o microempreendedor individual, e mesmo sem a obrigação de emitir esse tipo de documento quando realiza vendas a pessoas físicas, o MEI precisa emiti-los quando a compra é feita por uma pessoa jurídica. Hoje vamos fala dos tipos de notas fiscais que o MEI pode emitir.

O primeiro modelo é o tipo mais simples e econômico de nota fiscal. A Nota Fiscal Avulsa pode ser emitida após solicitação à SEFAZ. Mas por mesmo sendo mais simples de se fazer, se torna difícil pois muitos estados visando economia em papel não disponibilizam mais este tipo de nota.

Uma opção para o modelo anterior está na nota fiscal avulsa com emissão eletrônica, está também é um modelo simples e por isso é a mais utilizada por MEIs e por pequenas empresas, pois é emitida diretamente na internet, podendo ser impresso a qualquer momento e entregue ao cliente. Entretanto, cada NFA-e pode conter, no máximo, 10 itens diferentes discriminados, e caso sua transação seja de um número superior de itens será preciso a emissão de mais de uma nota.

Outra alternativa é a Nota Fiscal Eletrônica, esta apenas é obrigatória para empresas deixando a emissão desse documento dependente da vontade do MEI. A emissão é feita com base em um sistema disponibilizado pela prefeitura da cidade. Para sua emissão, o empreendedor deve ter um software além de um certificado digital. O certificado digital atua para garantir a autenticidade de seus documentos.

Por último está a Nota Fiscal do Consumidor, esse modo foi um dos mais utilizados, mas atualmente o MEI não conta mais com a opção de emitir a NFC. Essa emissão em papel foi substituída por sua forma eletrônica. Este é um meio é mais usual e fácil sendo necessário apenas ao MEI uma autorização d

MEI precisa apenas de autorização da SEFAZ e de um emissor online.