As principais dificuldades das Pequenas Empresas

Uma pesquisa realizada pelo Sebrae apontou que, conseguir novos clientes continua sendo a maior dificuldade dos donos de pequenos negócios no Brasil, essa também continua sendo uma das maiores razões para o fracasso de um negócio.

A pesquisa foi feita com mais de 10 mil empreendedores de todo o país e mostrou que 24% dos empreendedores dizem que conquistar clientes e vender mais é uma das maiores dificuldades para quem decide abrir o próprio negócio.

Além disso, 17% disseram que a carga tributária é o maior obstáculo, enquanto 10% dos entrevistados afirmaram não enfrentar nenhum desses problemas. Outras dificuldades mostradas enfrentadas pelas pequenas empresas estão a mão de obra, a inadimplência, problemas para conseguir crédito e gerenciar o dinheiro da empresa.

“O acesso a crédito ainda é um ponto de fragilidade para as micro e pequenas empresas, mas que começa a mudar com a criação e expansão da Empresa Simples de Crédito pelo país. Com dinheiro no caixa, o dono do pequeno negócio ganha fôlego para investir em ações de marketing para também atrair mais clientes”, afirmou Carlos Melles presidente do Sebrae.

Nessa pesquisa, 52% dos entrevistados admitiram que precisam de mais capacitação na área de controle e gestão financeira, enquanto 47% firmaram que precisam se qualificar na área de propaganda e marketing , ainda, 44% disseram enfrentar dificuldade com a forma de gerir as rede sociais.

Por último o levantamento também firmou a importância da formalização para os donos de micro e pequenas empresas. Dos ouvidos, cerca de 70% dos empreendedores têm seu negócio como única fonte de renda. Mesmo número de empresários que disseram que a abertura do negócio possibilitou maior ganho financeiro. Agora, para 77% dos entrevistados, conseguir um CNPJ abriu portas para melhores condições de compras com os fornecedores.