Etapas a se cumprir para se encaixar na industria 4.0

Sendo um tema que está cada vez mais próximo, hoje vamos falar sobre as etapas mais importantes pelas quais uma empresa deve passar para poder se adequar no novo modelo de Industria 4.0.

Primeiro deve-se ter um entendimento sobre o que significa a transformação digital, pois muitos líderes de negócios ainda não sabem o que significa uma transformação digital, por conta das plataformas digitais serem temas muito recentes e poucas pessoas dominarem o assunto. Segundo o Fórum Econômico Mundial, essas plataformas devem ser responsáveis por 30% da atividade econômica de todo o mundo até 2030.

Após isso deve acontecer uma reformulação do propósito da empresa, pois os modelos de negócios baseados em plataformas digitais permitem que as empresas atendam ao consumidor sem investir tanto em meios mais tradicionais. Atualmente essas plataformas acabam facilitando  a iteração entre as partes, é preciso apenas agregar valor para seu cliente para consegui sua fidelização.

Outro ponto importante está na criação de novas métricas. Muitas vezes, as empresas se concentrar em medir o sucesso de seu modelo de negócios, mas não pensam em criar novos modelos de operação. As plataformas digitais, mesmo tendo fundamental importância atualmente precisa de bastante tempo para estar em pleno funcionamento, assim, é fundamental que todos entendam que as formas de avaliação de resultados são diferentes dos modelos já conhecidos.

Por último, quando falamos em transformação digital, um dos objetivos é agilizar e facilitar a tomada de decisões operacionais com a utilização de máquinas. Por isso, as empresas buscam se aprimorar com softwares, uso da análise de dados e com Inteligência Artificial em seus negócios para que seu colaboradores tenham atuações visando o foco estratégico.