A Tecnologia Verde

Laptop, Ipad, Orgânicos, Natural

Com a grande quantidade de desastres naturais acontecendo em todo mundo, com isso, a crise ambiental que enfrentamos atualmente é algo que precisa ser levado tão a sério quanto a crise econômica. Atualmente, a tecnologia é o maior responsáveis por consumirmos os recursos naturais do nosso planeta.

Além de computadores, há vários produtos eletrônicos que consomem energia da Terra e que poderiam ser substituídos. Com a crescente preocupação com o meio ambiente, várias empresas têm desenvolvido diversos produtos que emitem menos nenhum tipo de poluentes, além de fazer uso de energias renováveis.

É com a TI Verde que as empresas tem demonstrado preocupação com o seu impacto no meio ambiente. A TI Verde reúne um conjunto de estratégias, visando otimizar o uso dos recursos da Tecnologia da Informação. Assim, ela tem como objetivo, minimizar os efeitos  da produção e o uso da tecnologia sobre o meio ambiente.

TI Verde nas grandes empresas

As práticas da TI verde podem ter papéis bem distintos para os negócios de grandes e pequenas empresas. Em grandes empresas, a decisão de trabalhar com tais regras pode trazer um peso estratégico na valorização de produtos e serviços.

Sendo assim, o investimento em TI verde pode se tornar um diferencial para os clientes e um atrativo de mídia.

TI Verde nas pequenas empresas

Nas pequenas e médias empresas, otimizar as atividades é o maior ponto para se fazer a diferença, pois as técnicas da TI Verde podem ajudar a criar processos mais úteis e ágeis em seu dia a dia. Dessa forma, será possível economizar tanto financeiramente, quanto a entrega de produtos no prazos.

Porém, a maioria das situações, as PMEs não utilizam dessas práticas por falta de conhecimento necessário.