ASSESPRO realiza Censo do Setor de TI

O setor de Tecnologia da Informação tem uma série de características que o diferenciam de todas as outras atividades econômicas. No entanto, por se tratar de uma atividade econômica relativamente nova, o volume de informações disponíveis sobre o próprio setor é bastante limitado. Pensando nisso, a Federação Iberoamericana de Entidades de Tecnologia da Informação e Comunicação – ALETI, em parceria com Federação Assespro vai realizar o 7° Censo do Setor de TI.

A ALETI realiza desde 2013, o levantamento com mais de 800 empresas em 17 países filiados ao órgão. Em nota Assespro-PR afirma que o levantamento é realizado para que se possa ter uma fonte melhor para pesquisas de dados relacionados a empresas do setor de Tecnologia da Informação e Comunicação.

“A Assespro-Paraná mantém a página dos Estudos Setoriais identificados como importantes para que empresários, profissionais e estudiosos da área possam trabalhar as informações para que o desenvolvimento setorial seja cada vez mais rico de conhecimento.”.

A iniciativa da pesquisa teve inicio de uma decisão do Conselho de Administração da Federação Assespro Brasil, em 2010. Após notar que outros países já haviam dado inicio a um processo de estudos locais, o assunto foi pensado durante o ano de 2011 e os levantamentos começaram em 2012.

Segundo a Associação, as empresas que respondem ao Censo do Setor de TI dispõem de benefícios como ser as primeiras a receber os resultados, o que permite acesso privilegiado a dados inéditos do mercado. Essas empresas também tem a opção de autorizar ou não, a utilização das informações para a criar novas oportunidades de negócios, visando as demandas locais tanto no quesito comercial, quanto visando outros  projetos de pesquisa e desenvolvimento.