RH no centro da transformação digital

A transformação digital vai além de mudanças em tecnologias pontuais, tem a ver também com a mentalidade de uma empresa, as pessoas que trabalham no local e os processos de organização. Assim, uma das áreas que a transformação digital deve se fazer presente é o RH. Esse passa por um desafio duplo: transformar digitalmente seus processos e operações, e, transformar toda a força de trabalho e a maneira como o trabalho é feito, em toda a organização.

O setor do RH é fundamental para levar o restante da organização rumo à Transformação Digital, ele faz sua parte ajudando a elevar os processos e o desenvolvimento dos empregados. Por isso, o posicionamento adequado do RH e das lideranças são estratégicos e necessários, especialmente diante de um volume de investimentos cada vez maior em ações voltadas para a digitalização. Segundo a IDC, a Transformação Digital deve movimentar nos próximos três anos, mais de US$ 1,97 bilhões.

Embora já se tenha um consenso da importância do RH na Transformação Digital e como o próprio RH tem liderado esse processo no mundo todo, investir em TI dentro desse setor ainda é um leque com muitas oportunidades. A mesma pesquisa do IDC ainda aponta que, cerca de 88% das empresas brasileiras destinam menos de 1% do seu investimento total em TI às ferramentas para facilitar o trabalho do RH.

A Transformação Digital é impulsionada, principalmente, pela necessidade de alavancar o negócio em todas as frentes, no atendimento a clientes, desenvolvimento de novos produtos e serviços. Por isso, a área de Recursos Humanos desempenha um papel fundamental como parceiro estratégico para impulsionar a empresa. Assim, a função de RH é cada vez mais fundamental para o desenvolvimento organizacional.

Essa transformação exige mais do que só tecnologia ela é uma mudança de paradigma, e o setor de Recursos Humanos passa a ter a responsabilidade de inovar e motivar o negócio onde atua e seus colaboradores. E é essa amplitude no papel do RH que lhe dá o papel de um dos principais agentes na mudança, indo além da implementação dos sistemas, e trazendo as pessoas para participar dessa mudança.