Como preparar a sua empresa para a Lei Geral de Proteção de Dados

Hoje vamos falar sobre alguns pontos que você precisa ficar de olho para preparar sua empresa para a chegada da Lei Geral de Proteção de Dados.

Mapeamento interno – O primeiro passo desse trabalho deve ser de identificar possíveis focos de problemas na companhia. Dessa forma, é preciso realizar um mapeamento do fluxo de dados e informações que sua empresa dispõe. Segundo Ricardo Becker, fundador e CEO do Grupo Becker, consultoria de TI, o diagnóstico pode ser realizado em empresas de pequeno ou médio porte, sem a necessidade de auxílio de uma consultoria, já que seu processo pode ser realizado com uma menor quantidade de dados.

Encontre os erros – Nesse passo, o empreendedor deve fazer uma série de perguntas para encontrar formas de diminuir os riscos. Pergunte-se se todos os dados coletados são necessários para o negócio? As informações que você recebe são armazenadas de forma segura?. Suas respostas devem auxiliar a encontrar e evitar processos desnecessários envolvendo esses dados e assim criar mecanismos para evitar vazamentos ou o uso indevido das informações coletadas por sua empresa.

Privacidade na raiz – Para desenvolver novos produtos dentro de novas empresas, especialistas falam sobre a adoção do conceito de Privacy by Design, segundo isso, o projeto já pensa em seguir as exigências da LGPD ou de outras legislações de dados. A partir daí vem a ideia da privacidade e do tratamento correto de dados de pessoas físicas durante a concepção e a criação de produtos ou empresas.