Tendências que vão impulsionar o varejo em 2020
Segundo analise da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, o setor do varejo está em contante crescmento no Brasil. Segundo a entidade, o varejo fechou com crescimento de 2,3% em 2018 e chegou a 4,6% em 2019 e deve subir para 5,3 neste ano.
Mesmo com esse crescimento, o setor do varejo ainda é um dos que menos utiliza tecnologias em seu dia a dia mas, para atingir o crescimento esperado e previsto, será essencial que as empresas mudem esta realidade.
A seguir, vamos falar sobre dicas de especialistas sobre tecnologias que podem impulsionar esse setor em 2020:
Múltiplos canais para vendas
Essa é uma tendência que ganha ainda mais força em 2020, na chamada estratégia omnichanel, as empresas precisam estar presentes nos diversos canais para melhorar o atendimento aos clientes, já que as experiências de compras digital e física estão cada vez mais conectadas. Sendo assim, é fundamental que os varejistas buquem por parceiros logísticos e transportadores de confiança e com flexbilidade para a implementação de novos serviços.
“A logística é um ponto super importante para que as lojas consigam realizar o ship from store, quando a loja física também se transforma em um ponto de distribuição e o estoque local atende também os pedidos online, e o retira na loja. Assim, conseguem reaproveitar os estoques e também levar os clientes para dentro da loja física”, afirma Ricardo Hoerde, CEO da Diálogo Logística, empresa especializada em entregas para e-commerce.
Análise de dados para estratégias
A grande quantidade de dados coletados de clientes auxilia e molda as estratégias no varejo. Mas, segundo Adriano Kasburg, Gerente Comercial na Supero Tecnologia, “para isso ser efetivo, é preciso investir em soluções de Big Data que façam esta análise de forma inteligente, auxiliando no crescimento do negócio”.
Automatização de processos
Para tornar cada vez mais completa a experiência do consumidor, uma forte tendência para os varejistas em 2020 está em investir na automatização de processos. Com isso, é possível economizar recursos, pois uma inteligência artificial ou um robô poderá operar as atividades.