A transformação digital em empresas de softwares
Segundo estudo do grupo Gartner, com a diminuíção das incertezas globais, as empresas estão redobrando seus investimentos em TI à medida que acontece o crescimento das suas receitas. A pesquisa destaca o software como o principal mercado em ascensão em 2020, alcançando um crescimento de 10,5%.
Desta forma, associado às novas tecnologias que emergem em ritmo acelerado e aos modelos de negócios que evoluem continuamente, torna-se de extrema importância que a indústria de software seja a grande protagonista dessa história.
No Brasil, as organizações brasileiras estão atentas à importância deste assunto. De acordo com pesquisa encomendada pela SAP, 56% das empresas pretendem aumentar a sua receita em até 10% como resultado direto da transformação digital nas.
Os desenvolvedores de software e integradores têm um papel muito importante neste processo, já que serão em grande parte, os responsáveis por suportar essa inovação. A indústria de software deve se transformar primeiramente para então oferecer a transformação digital para o seu cliente final, lá na ponta.
Mesmo com essas espectativas, o Brasil e a América Latina estão sempre um ou dois anos atrás dos Estados Unidos, mas mesmo assim, da forma como a tecnologia e as informações estão cada vez mais globalizadas, essa distância tende a diminuir cada vez mais. A infraestrutura brasileira ainda é um gargalo, com atrasos em relação à conectividade, 5G, 4G, que demoram mais para chegar e que são responsáveis por habilitar todas essas novas tecnologias associadas à transformação digital.
Indústrias inteiras serão recriadas. A área de logística está sendo reinventada por meio de aplicativos, a área bancária passa por um forte processo de digitalização, provavelmente os próximos serão os setores de seguros, saúde e imobiliário. E o Brasil, como grande mercado potencial que é, passa a ser uma das maiores apostas em todo o mundo.