Aumento esperado no mercado de TI e Telecom em 2020
Em 2020, o mercado de Tecnologia da Informação e Telecomunicações no Brasil deve ter um crescimento de 4,9%. A estimativa é da IDC Brasil, atráves do estudo IDC Predictions, que antecipa as tendências e movimentos de mercado.
O mercado brasileiro de TI deve continuar em alta e subir 5,8% por conta do crescimento do mercado de nuvem e da aceleração no mercado de software no Brasil. Já mercado de telecomunicações terá um crescimento modesto de 0,7%, impulsionado pelos serviços de dados, já no mercado corporativo a Tecnologia da Informação crescerá 7,6% em 2020.
“O desafio para equilibrar a estabilidade política com a falta de estabilidade econômica continua, com projeções para o PIB brasileiro de 2% a 2,5%. O mercado de TI deve acompanhar este crescimento”, afirma o gerente de pesquisa e consultoria em Cloud e Software da IDC na América Latina, Pietro Delai.
Sobre os investimentos em TI, especialmente em hardware, software e serviços de TI, devem aumentar 10% até 2021. Na avaliação da IDC Brasil, a importância do software está crescendo na América Latina, que, neste ano, deve representar 18% dos investimentos em TI.
Serviços de TI devem representar 22% em 2020 e hardware ficará com a fatia maior dos investimentos: 60%. Já o mercado de nuvem pública registrará maior crescimento nos serviços de plataforma (PaaS), que aumentarão 46,7% entre 2019 e 2023.